O crédito com garantia de veículo é uma modalidade de crédito em que o cliente pode utilizar o próprio carro, ônibus ou caminhão, desde que quitados, como uma maneira de garantia.
Dessa forma é possível ter acesso a um crédito com taxas mais atrativas sem ter a necessidade de se desfazer de um bem tão útil que é o carro. Essa é uma boa opção para quem se encontra negativado com dívidas ou restrição, pois a inadimplência não é um fator impeditivo para o crédito.
Quais as vantagens do crédito com garantia de veículo?
Esse tipo de crédito apresenta muitas vantagens para o cliente. Ele pode ser utilizado por quem possui um veículo em bom estado de conservação e que esteja no nome de quem deseja obter o crédito. Os carros são avaliados e são aceitos veículos leves a pesados com até dezenove anos de fabricação e no caso dos utilitários, é considerado nove anos de fabricação.
Nesse tipo de crédito as parcelas são fixas, o que facilita a organização da vida financeira e evita surpresas ao longo do contrato.
Além disso, apresenta outras vantagens, como:
O cliente possui a autonomia e liberdade para utilizar o dinheiro como desejar.
É possível ter acesso a um crédito de até 90% do valor veículo em questão.
Os clientes relatam terem mais flexibilidade em atingir as metas e objetivos pessoais.
O cliente pode escolher quais as alternativas se encaixam melhor na sua realidade. É possível escolher se o veículo que será dado como garantia será leve, como um automóvel popular ou se será um veículo pesado, como ônibus e até caminhão.
Quais fatores devem ser considerados no crédito com garantia de veículo?
É importante saber que o crédito mesmo que facilitado, pode não ser disponibilizado ao cliente. Neste tipo de financiamento, algumas empresas não costumam aceitar veículos fabricados a mais de quinze anos e além disso, quanto mais novo o veículo menor a taxa de juros.
O valor liberado tende a variar de um modelo para outro. Isso é feito após a avaliação do veículo.
Esse tipo de financiamento também é conhecido como refinanciamento do veículo. Por essa razão, durante a vigência do contrato, o veículo utilizado como garantia ficará alienado, o que significa que não pode ser vendido até o final do contrato.
Em caso de não cumprimento do contrato, o veículo pode ser retido pela instituição financeira.
Como funciona?
Primeiramente as instituições realizam uma análise do perfil do cliente onde é verificada a pontuação do crédito, o chamado score, assim como a capacidade de pagamento. Alguns solicitam holerite ou outro comprovante de renda e também comprovantes de endereço.
O veículo a ser utilizado também passa por uma avaliação que leva em conta a quilometragem, ano de fabricação e estado de conservação.
Cada banco ou financeira tem as próprias regras e critérios para análise do perfil do cliente, do carro e, então, aprovação e liberação do crédito. Por isso, é importante buscar informações em mais de uma instituição para comparar as condições e termos oferecidos.