Uma das vantagens da liberdade financeira é que ela traz tranquilidade e segurança à sua vida. Para chegar a esse ponto, você precisará concluir etapas ao longo do caminho e uma das primeiras é criar seu fundo de emergência.
O fundo de emergência é o seu colchão em caso de imprevistos. É o dinheiro que será usado para cobrir despesas não orçamentadas que podem surgir diariamente.
É por isso que a principal característica de um fundo de emergência é que o dinheiro pode ser recuperado rapidamente e que é seguro.
Como criar seu fundo de emergência passo a passo
Agora que você está claro sobre porque é importante ter um colchão diante de imprevistos, é hora de começar a trabalhar. Como você pode criar o seu?
A realidade é que você só precisa de uma ação para começar a criar seu colchão diante de eventos imprevistos: economizar.
Dessa forma, você pode começar a criar sua almofada financeira automaticamente:
- Etapa 1: Escolha o valor que deseja economizar todos os meses no início do mês para o seu fundo de emergência.
- Passo 2. Solicite uma transferência periódica no início do mês da conta onde você recebe a folha de pagamento para uma diferente.
- Passo 3. Veja como seu fundo de emergência é criado por conta própria e alcance o valor que você escolher.
Se quiser, você pode completar esta pré-economia com algum desafio de economia que tornará o processo mais divertido. Por exemplo, você pode economizar todo o seu décimo terceiro de uma vez.
Além disso, é possível contratar um empréstimo consignado para ter uma reserva de forma mais simples e rápida. Assim, você poderá ter liberdade financeira desde já.
Quanto dinheiro eu preciso para o meu fundo de emergência?
O final do ponto anterior nos leva a essa pergunta: Como calcular seu fundo de emergência? Quanto você deve economizar para contingências? Como ponto de partida, deve ser uma quantidade com a qual você se sinta confortável e seguro.
A partir daí, há um mínimo recomendado para o fundo de emergência que varia de 3 a 6 meses de suas despesas fixas ou seu salário.
Em suma, para iniciar sua almofada financeira, você pode escolher entre:
- Economize entre 3 e 6 meses de suas despesas.
- Economize entre 3 e 6 meses do seu salário.
A vantagem da primeira opção é que o valor é menor, mas isso o forçará a fazer certos cálculos. Pelo contrário, com o segundo, você não terá que pensar tanto e, além disso, montará um fundo de contingência um pouco maior.
Onde coloco o dinheiro de emergência?
É melhor ter o fundo de emergência em uma conta bancária ou outros produtos financeiros que também o ajudem a evitar a tentação de usá-lo, a menos que seja necessário.
Em suma, o local onde você deixa esse dinheiro deve atender a 2 condições específicas:
- Disponibilidade. Ou, como é conhecido em termos financeiros, liquidez. Em outras palavras, ser capaz de acessar dinheiro facilmente e quase imediatamente.
- Segurança. Não arrisque com sua reserva financeira. Aposte em produtos livres de risco, onde você sabe que não vai perder dinheiro.