É fundamental ter em mente que a inadimplência financeira pode ocorrer em diferentes momentos e em diferentes casos. Assim como um prestador de serviço, fornecedores e correlatos podem se tornar inadimplentes.
Ao conhecer os motivos que levam a inadimplência é possível traçar estratégias para fugir da inadimplência. Veja abaixo os principais motivos e o que pode ser feito.
Causas da inadimplência: Desemprego
Problemas com o mercado de trabalho ocupa o primeiro lugar entre os principais motivos que levam alguém a inadimplência. Isso segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL.
Ainda com base na pesquisa, entre aqueles que estão inadimplentes, o problema do desemprego foi mencionado por cerca de trinta por cento dos entrevistados.
É normal que em momentos de desemprego as prioridades mudem e seja difícil manter em dia determinadas contas. Quando esse é o caso, é primordial procurar meios para eliminar gastos que são possíveis de serem cortados e igualmente buscar um caminho para voltar ao mercado de trabalho, seja empreendendo ou mesmo atuando como freelancer.
Em casos de desemprego se torna ainda mais fundamental a importância da reserva de emergência que pode ajudar nos primeiros meses. Para estabelecer uma reserva de emergência é fundamental que se tenha educação financeira e planejamento para determinar prioridades e objetivos que permitam que se reserve uma parcela do recebido mensalmente.
Ausência de educação
Esse é outro forte motivo do porque temos tantos inadimplentes atualmente, justamente pela falta de educação financeira. É aliás ela também a responsável pela falta igualmente de uma reserva de emergência.
Muitos inadimplentes não têm conhecimento acerca do valor do dinheiro e com isso saem deliberadamente fazendo dívidas, muitas vezes gigantescas especialmente com a compra de itens desnecessários.
Aquele que não tem educação financeira não consegue gastar de maneira saudável, levando com isso ao acúmulo de contas para pagar. Esse acumulo muitas vezes compreende até mesmo um valor acima do valor que ele tem disponível para o seu referido pagamento, o que acaba gerando uma bola de neve, sobretudo porque o comportamento de consumo inconsciente não é mudado.
Para evitar esse tipo de situação é fundamental o investimento cada vez mais cedo na educação financeira, somente assim é possível garantir que os gastos serão dentro do necessário evitando gastos desnecessários e compras supérfluas que podem acabar sistematicamente comprometendo o orçamento.
Falta de planejamento financeiro
Quando falamos sobre inadimplência, a educação financeira tem papel fundamental e a falta de planejamento financeira consiste em mais uma de suas faces. Quando não há educação financeira dificilmente se tem a definição de objetivos e também de prioridades, o que pode favorecer o quando anterior de gastos e compras desnecessárias.
Isso acontece especialmente porque não há um planejamento quanto os seus gastos. Quando há planejamento financeiro a partir da educação financeira é possível estabelecer prioridades e objetivos com o dinheiro que se recebe. Com isso é possível traçar metas de acordo com o que efetivamente cabe no seu bolso.
Para evitar a inadimplência é fundamental que se tenha educação financeira somente assim é possível estabelecer hábitos de consumo conscientes.