Manter o mesmo padrão de vida durante a aposentadoria que durante a fase de trabalho é uma das maiores aspirações daqueles que se aproximam da idade de aposentadoria. Para atingir esse objetivo, é essencial começar a planejar a aposentadoria o mais rápido possível. Mas como planejar a aposentadoria?
Para ajudar você a entender mais sobre como planejar a aposentadoria, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como planejar a aposentadoria?
Calcule as despesas
O primeiro passo a seguir é analisar que tipo de vida você quer levar na aposentadoria e quanto dinheiro é necessário para alcançá-la.
De acordo com os especialistas, para manter o padrão de vida pré-aposentadoria durante a aposentadoria, será necessário ter entre 70 e 80% da renda obtida pelo trabalho.
Uma das falhas mais comuns nesta etapa é subestimar as despesas que ocorrerão. Isso ocorre porque, ao ter mais tempo de lazer, o aposentado pode gastar mais, aos quais são adicionados novos desembolsos relacionados à saúde.
Calcule o valor da futura aposentadoria
O segundo passo é estimar os rendimentos a serem obtidos através da aposentadoria pública e, a partir daí, calcular as economias necessárias para complementar essa pensão.
Para realizar o cálculo, a Previdência Social e muitas instituições financeiras possuem simuladores e ferramentas on-line que permitem que você faça uma estimativa razoável do valor da pensão.
Com esta etapa, surpresas de última hora serão evitadas quando não houver mais espaço para reação.
Comece a economizar o mais rápido possível
A poupança é a principal ferramenta para garantir uma boa aposentadoria e fazê-lo o mais rápido possível e regularmente é uma prioridade, porque a taxa de juros composta funciona a nosso favor.
Albert Einstein já disse: “A força mais poderosa do universo é o interesse composto”. Isso permite que os juros sejam adicionados ao capital inicial economizado. O dinheiro, neste caso, tem um efeito multiplicador porque os juros produzem novos juros.
Diversifique os investimentos
Uma das máximas de qualquer investimento financeiro é a diversificação, por isso é aconselhável distribuir poupanças de aposentadoria entre diferentes ativos financeiros, o que permite reduzir o risco e melhorar o retorno dos investimentos de longo prazo.
Não resgate as economias com antecedência
Outro erro comum é ter economias destinadas à aposentadoria para cobrir despesas imprevistas.
Nos planos de pensão, como são produtos de poupança finalistas, o resgate é proibido, exceto em algumas circunstâncias, como incapacidade para o trabalho, doença grave, desemprego ou imersão em um tempo.
Revise o plano de poupança todos os anos
É aconselhável revisar a evolução do plano de poupança de aposentadoria a cada ano e depois de quaisquer eventos relevantes que aconteçam na vida e que possam ter um impacto sobre ele.
Esta é a única maneira de saber se os objetivos estão ou não sendo alcançados e, caso contrário, fazer as alterações necessárias no plano.
Gostou de saber mais sobre como planejar a aposentadoria? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!