Você faz muitos planos com sua família: férias de verão, festas de formatura, festas de aniversário e muito mais. Mas o planejamento financeiro familiar é obviamente um pouco mais complicado. Por isso, a dúvida é como fazer um planejamento financeiro familiar?
Em suma, comece entendendo o cenário financeiro total da sua família e o que vocês querem alcançar juntos.
Isso significa que você tem que equilibrar a capacidade de sua família de arcar com as despesas habituais e o estilo de vida de sua família com o progresso de metas de curto e longo prazo.
Para ajudar você a entender mais sobre como fazer um planejamento financeiro familiar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como fazer um planejamento financeiro familiar?
Analise seu orçamento
Antes de iniciar um plano financeiro familiar, você deve saber quanto dinheiro entra e sai a cada mês. Se você nunca criou um orçamento familiar mensal, comece com:
- Adicione o salário mensal de cada cônjuge ou parceiro.
- Adicione as despesas mensais fixas (como aluguel, serviços públicos, creches, pagamentos de carros e outros itens essenciais que você precisa para a vida diária).
- Adicione as despesas que você não paga mensalmente e divida-as por 12. Adicione esse valor às suas despesas mensais fixas.
Em seguida, adicione o valor que você aloca mensalmente às suas metas financeiras, como dinheiro para um fundo de emergência, contribuições para universidade de seus filhos ou contribuições para a aposentadoria.
Agora some o que você gasta em um mês típico em despesas discricionárias – os “extras”, como jantares fora, entretenimento, compras, presentes ou atividades para crianças.
O total de despesas fixas, contribuições para as metas e despesas discricionárias é menor do que o seu salário mensal? Se sim, é ótimo: sua família está vivendo dentro de seus meios.
Caso contrário, chegou a hora de revisar seu orçamento e fazer alguns ajustes para não gastar mais do que você ganha.
Defina metas para sua família
Agora que você tem uma visão mais clara do seu orçamento, ele se encaixa no que é importante para sua família?
É aqui que você, seu parceiro e até mesmo seus filhos podem se sentar e conversar sobre o que eles querem um para o outro nos próximos anos.
Fale sobre metas de curto e longo prazo. Os objetivos de curto prazo podem incluir coisas como pais fazendo um curso de desenvolvimento profissional, um fim de semana em família nas montanhas ou uma visita à um museu.
Metas de longo prazo podem incluir coisas como pagar pela universidade ou financiar a aposentadoria.
E não se esqueça de alguns dos objetivos básicos que você deve sempre considerar para manter suas finanças saudáveis.
Isso inclui a manutenção de um fundo de emergência (acumule cerca de três a seis meses de despesas) e um plano para pagar dívidas, especialmente as de cartões de crédito a juros altos.
Proteja o que vocês têm
Um fundo de emergência é um ótimo começo, mas não deve ser a única proteção financeira que você tem. A vida é cheia de altos e baixos, e você deve ter certeza de que sua família não será vista em circunstâncias difíceis se o inesperado acontecer.
O planejamento familiar é um esforço de equipe, planeje uma reunião mensal para avaliar como está seu orçamento e como ele atingirá seus objetivos financeiros.