Casa própria ou alugada: qual o melhor para você?

casa própria

O mercado está quente. Seus amigos estão comprando casas. E você está se perguntando se deveria parar de alugar e comprar uma casa própria também. Seu cachorro quer um quintal, seus filhos querem um playground e você não se importaria com uma garagem e um escritório.

Há apenas um problema: você não tem certeza de que pode pagar por isso.

Aguarde! Decidir entre alugar ou comprar sempre se resume ao que você pode pagar. Você está financeiramente pronto para comprar uma casa própria? Ou ficar alugando ainda é a opção mais inteligente?

Você deve comprar uma casa própria?

Possuir sua casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Não há dúvida de que ter seu próprio endereço traz muita satisfação e orgulho. Ele também vem com muitos custos extras e manutenção. É por isso que você quer ter certeza absoluta de que está pronto para comprar uma casa própria.

Como você sabe que está pronto? Se você puder responder sim às seguintes perguntas, está preparado para dar um passo à frente.

1. Você está sem dívida?

Isso inclui empréstimo, parcelas do financiamento do carro, fatura do cartão, etc

2. Você tem um fundo de emergência com três a seis meses de gastos salvos?

Se você for demitido hoje, você poderia pagar sua hipoteca e suas contas por pelo menos três meses enquanto procurava outro trabalho?

3. Você planeja ficar no mesmo local por mais de três anos?

Se você não é apaixonado por onde mora, por que compraria uma casa lá?

Se você respondeu não a alguma das perguntas acima, agora pode não ser o momento certo para comprar uma casa própria. Coloque sua compra de casa em espera e concentre-se em suas finanças até que você possa responder sim a todas essas perguntas.

Mas e se eu encontrar um bom negócio?

Você encontrou a casa própria perfeita, e os vendedores estão praticamente entregando. Pode ser apenas o negócio do século. Seria uma burrada deixar isso passar, não é mesmo?

Errado!

Com o setor imobiliário, você fica melhor quando compra a coisa certa no momento certo – não aproveitando o mercado. Nunca compre uma casa baseada apenas no mercado. Compre quando estiver financeiramente preparado.

Você deve alugar uma casa?

Primeiro, vamos a algo direto. Alugar não é um desperdício de dinheiro. Claro, dar o seu dinheiro para o proprietário pode significar que você não está investindo em uma casa própria

Mas você está pagando para morar em algum lugar! E enquanto você está pagando para viver, seu dinheiro está sendo bem gasto.

Apesar de alugar como um modo de vida não é algo que recomendamos, existem algumas situações em que o aluguel é a melhor opção.

1. Você está pagando dívidas

Se você tem empréstimos estudantis ou dívidas de cartão de crédito para jogar fora, considere continuar alugando uma casa. 

A menos que seu aluguel esteja devorando muito seu salário – caso em que você provavelmente deve encontrar um apartamento mais barato – o aluguel pode lhe oferecer a oportunidade de sair da dívida e economizar.

2. Seu trabalho exige que você se mova

Se você está no exército ou se você não planeja ficar muito tempo em uma área, então você deve alugar. Na maioria das áreas, você precisa ficar em uma casa por dois a três anos para que a compra valha o investimento.

3. Você precisa de tempo para fazer um plano

Comprar uma casa é um compromisso de longo prazo. Como é o caso de qualquer relacionamento, você deve pensar em sua decisão; agir impulsivamente nunca é um movimento imobiliário inteligente. 

Então, se você acabou de se casar, se formou na faculdade ou não sabe em que bairro quer morar, não se sinta culpado por alugar até ter um plano sólido.

É melhor alugar ou comprar uma casa própria?

Decidir entre comprar ou não uma casa não é uma escolha fácil. É por isso que é inteligente fazer parceria com um profissional que pode ajudar você a navegar por suas opções.

Mas lembre-se de todas as dicas que eu passei para você hoje. Se planeja nos mínimos detalhes, e quando tiver certeza, compre uma casa própria.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin