O saque complementar permite que o titular tenha mais liberdade e sobretudo facilidade para fazer o que quiser com o limite que possui e como pode utilizá-lo. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O cartão consignado pode ser solicitado sem tanta dor de cabeça e sem tanta burocracia por parte das instituições financeiras, o que já o torna uma opção prática para o aposentado ou pensionista. Isso porque consiste em uma opção pré-aprovada.
Conhecendo o cartão consignado e o funcionamento do saque complementar
Para entender o saque complementar é preciso partirmos do princípio e conhecermos mais detalhes do cartão consignado que apesar de estar disponível, não é de conhecimento de grande parte de todos aqueles que podem ter acesso a ele.
O cartão consignado é similar ao cartão de crédito convencional e igualmente permite que o seu titular realize compras, inclusive compras parceladas. Umas das diferenças, entretanto, consiste nas formas na qual a fatura é paga ou quitada, sendo essa a primeira grande distinção entre ambos os modelos de cartões.
No caso especial do cartão consignado, parte do pagamento da fatura, ou digamos assim o pagamento mínimo é pago por meio do desconto em folha, ou seja, como o crédito consignado, descontado diretamente na fonte.
Essa opção de cartão de crédito está disponível para trabalhadores públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, e trabalhadores com carteira assinada. A vantagem é que a taxa de juros é menor do que a praticada nos cartões convencionais os quais estamos acostumados. Essa vantagem está diretamente associada ao pagamento realizado diretamente na folha de pagamento.
Assim como o crédito consignado, essa opção de cartão de crédito reduz as chances de inadimplência e por isso as instituições financeiras conseguem oferecer melhores condições de pagamento.
Mas e o saque complementar?
O saque complementar consiste em uma opção disponível igualmente para o mesmo público que detém o cartão consignado. Ele permite que o titular do cartão realize um saque de parte do seu limite disponível no cartão diretamente. Em outras palavras, o limite disponível no cartão consignado pode ser utilizado tanto para as compras parcelas, ou mesmo à vista e também para o saque.
Esse saque é denominado de saque complementar.
Ao solicitar o saque complementar o valor será descontado do seu limite disponível, especialmente se você já tiver uma fatura em aberto. O valor solicitado pode ser transferido para uma conta-corrente a sua escolha.
Vale mencionar que o cálculo do cartão consignado e consequentemente do saque complementar leva em consideração o valor do benefício ou do salário do interessado em solicitá-lo. Já o limite disponível especialmente para o saque complementar pode variar de instituição para instituição, podendo chegar a até noventa e nove por cento.
Como está diretamente atrelado a renda do solicitante, o aumento do limite tanto para o cartão consignado quanto para o próprio saque complementar depende exclusivamente de um aumento do benefício ou ainda de um aumento do salário. Do contrário o valor seguirá estacionado.